Candidatos à sede dos Jogos Pan-americanos de 2031, o Rio de Janeiro e Niterói respiram esporte. E 2025 tem reforçado esse DNA – segundo os calendários esportivos oficiais das cidades, serão cerca de 400 eventos esportivos até o fim de dezembro. Com um dos cenários mais belos do mundo, 190 destas competições serão dedicadas às corridas de rua.

O projeto de calendário esportivo do Rio de Janeiro é uma iniciativa conjunta entre o Visit Rio, a Riotur e a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Esportes. Os benefícios da realização de eventos esportivos também se estendem à cidade. A previsão é de que os mais de 400 eventos esportivos gerem impacto econômico estimado em mais de R$ 2,2 bilhões.  

E as próximas semanas seguirão agitadas para os amantes do esporte na cidade.

Os melhores atletas de vôlei de praia do mundo desembarcam nas areias de Copacabana entre 24 e 28 de setembro para a disputa da Etapa Elite do Circuito Mundial.

No próprio dia 28, mas na Praia do Leblon, acontece mais uma etapa do Rei e Rainha do Mar, a tradicional prova de águas abertas, disputada desde 2009.

Um dado interessante traz a dimensão do evento: 40% dos inscritos vêm de fora da capital e 10% são estrangeiros, com forte presença de latino-americanos (Argentina, Chile, Peru e Uruguai) e participantes do Canadá e dos Estados Unidos.

Niterói também está na rota de grandes eventos esportivos. Em 2025, a cidade realizou o Itacoatiara Big Wave, campeonato de surfe com a presença de grandes estrelas das ondas grandes, e o Desafio da Ponte, que reuniu cerca de cinco mil corredores em um percurso de 21km. O calendário da cidade é repleto de competições de alto nível, que reforçam a força de Niterói como uma cidade referência em qualidade de vida, bem-estar e desenvolvimento humano através do esporte e do lazer.