O segundo dia da visita técnica da candidatura de Rio de Janeiro e Niterói para os Jogos Pan-americanos de 2031, nesta quinta-feira, 2 de outubro, envolveu a avaliação de instalações que destacam o legado dos Jogos Olímpicos do Rio de 2016 – começando pelo Parque Olímpico de Deodoro.
O presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Marco La Porta, o vice-prefeito do Rio, Eduardo Cavaliere, e a vice-prefeita de Niterói, Isabel Swan, receberam a Comissão de Avaliação da Panam Sports, que passou pelas 9 instalações prontas para receber 13 modalidades previstas para o Pan 2031.
Pela manhã, a Comissão percorreu o Centro Olímpico de BMX, o Estádio de Canoagem Slalom, o Centro Olímpico de Tiro, a Arena da Juventude, o Centro Olímpico de Hóquei, o Centro Olímpico de Hipismo e o Estádio de Deodoro.
Depois, as autoridades da Panam Sports sobrevoaram o Estádio de Remo da Lagoa e o Estádio Olímpico Nilton Santos, antes de descer no Forte de Copacabana, seguindo para a visita técnica à Escola de Educação Física do Exército (EsEFEX) e ao Centro de Operações e Resiliência (COR) do Rio, na Cidade Nova.
Juntos, o COR do Rio e o Centro de Monitoramento de Niterói (CISP) contam com mais de 5 mil equipamentos de monitoramento e vigilância, entre câmeras e radares, e 500 profissionais de diferentes áreas, que trabalham de forma integrada em turnos de 24 horas, para monitoramento contínuo e rápida identificação e resolução de incidentes.
“O legado dos Jogos de 2016 transformou o Rio. Além do legado esportivo, das arenas olímpicas e as arenas transformadas em escolas e terminais, a derrubada da Perimetral gerou uma transformação urbana na Região Portuária. O VLT e o BRT melhoraram a mobilidade. E o COR, criado para os Jogos, hoje é referência na América Latina, monitora a cidade e antecipa riscos climáticos”, afirmou Eduardo Cavaliere, vice-prefeito do Rio.
Último dia da avaliação será nesta sexta-feira, 3, com visita a instalações em Niterói. Eleição acontece dia 10, em Santiago, no Chile. A candidatura Rio-Niterói concorre com a de Assunção (Paraguai).