Esta sexta-feira, 3 de outubro, foi marcada pelo encerramento da visita técnica da Comissão de Avaliação da Panam Sports às instalações de Rio de Janeiro e Niterói para os Jogos Pan-americanos de 2031. Os integrantes sobrevoaram a ponte Rio-Niterói, conheceram o Caminho Niemeyer e a Concha Acústica, local da futura Arena de Niterói, terminando a vista no icônico Museu de Arte Contemporânea (MAC).
Nos três dias de avaliação, representantes da entidade máxima do esporte olímpico nas Américas percorreu as cinco regiões previstas para os Jogos (Barra, Deodoro, Porto Maravilha, Copacabana e Niterói), vendo em detalhes o planejamento da candidatura das duas cidades. A organização deixou o presidente da Panam Sports, Neven Ilic, “impressionado”.
“Uma das coisas que quero destacar é o legado deixado pelos Jogos Pan-americanos de 2007 e os Jogos Olímpicos de 2016. Estamos muito impressionados como foram mantidos, como estão sendo utilizadas e reutilizadas cada uma das grandes instalações que foram feitas. Estivemos em locais que se transformaram em escolas, espaços para a comunidades. Esta é a grande lição que temos que tirar como organizações. A forma como converter o grande investimento na realização dos Jogos em benefícios para a juventude”, afirmou o representante.
A escolha da cidade-sede dos Jogos Pan-americanos de 2031 acontecerá no próximo dia 10, em Santiago, no Chile. Todos os 41 Comitês Olímpicos Nacionais das Américas votarão em Assembleia Geral pela candidatura conjunta de Rio e Niterói ou pela cidade de Assunção, no Paraguai, como local da competição continental daqui a seis anos.